Bloqueios no WhatsApp nunca mais!

A Meta tem atualizado constantemente suas regras em busca da melhor experiência dos usuários. E as empresas estão correndo para não ficarem para trás ou, ainda pior, serem bloqueadas da plataforma.

Eu, particularmente, gosto muito de utilizar dados para exemplificar decisões. Com toda certeza, o time do WhatsApp também. Afinal, este é o aplicativo mais usado, mais baixado e mais acessado do país. Com 147 milhões de usuários só no Brasil, o app está presente em 99% dos smartphones e é acessado diariamente por 96% das pessoas.

Não à toa, 95% das empresas brasileiras já utilizam o canal como parte de suas estratégias para se comunicarem com seus clientes: seja para vender produtos ou serviços, fazer cobranças, auxiliar em pagamentos, NPS, entre muitas outras alternativas possíveis.

Pelo lado do consumidor (que inclui eu e você no CPF, por exemplo) as informações que temos nos ajudam a direcionar de forma ainda mais assertiva como se comunicar na plataforma:

Os principais motivos para os brasileiros falarem com marcas no WhatsApp são:

    • 83% para tirar dúvidas e receber informações;

    • 75% para receber suporte técnico;

    • 63% para comprar produtos e serviços.

Mas nem tudo são flores e para você ter sucesso precisa de uma estratégia muito bem executada. Por isso, reunimos as melhores práticas recomendadas pela própria Meta e cases de sucesso do mercado:


Crie conversas reais e interativas:

O WhatsApp não é um canal para envios massivos. Estabeleça uma comunicação personalizada e relevante. Mapeie possíveis interações e direcione respostas adequadas com botões e menus.


Envie mensagens no tom e no momento certo:

Combine conteúdos de utilidade, novidades e informações que agreguem valor à experiência do cliente. Inclusive, evite o envio em horários noturnos e finais de semana.


Respeite a quantidade de envios para não ser bloqueado:

O TIER é um recurso da META sobre a quantidade de mensagens permitidas ao telefone (começa com mil, pode aumentar para 10 mil, 100 mil e 1 milhão). Se não respeitado, o perfil da empresa é bloqueado. Mas o que define essa quantidade? A qualidade do template. Exemplo: você fez o envio de 1 mil mensagens usando um único template que foi bem aceito, portanto a reputação tanto do seu template quanto do seu número é alta (e recebe um “farol” verde) e provavelmente seu limite de envios irá aumentar.


Boas práticas para mensagens eficazes:

Use textos curtos e diretos:

Ruim: “Olá, tudo bem? Faz tempo que você não acessa nossa plataforma e queremos saber se há algo que possamos fazer para ajudá-lo. Temos algumas novidades incríveis chegando e gostaríamos de compartilhar com você. Se quiser saber mais, responda abaixo.”

Melhor: “Oi, Nome! Temos novidades que podem te interessar. Quer receber em primeira mão?”

Personalize com nome e contexto:

Ruim: “Aproveite nossa promoção exclusiva!”

Melhor: “Oi, Nome! Você tem um desconto especial esperando por você. Quer saber mais?”


Faça perguntas para engajar e incentivar interação:

Ruim: “Oi, Nome! Você prefere receber atualizações por WhatsApp ou e-mail?”

Melhor: “Já usou nossa nova funcionalidade? Conta pra gente sua experiência!”

Teste títulos criativos e chamadas atrativas: Ruim: “Desconto especial para você” Melhor: “Seu desconto exclusivo está pronto! Quer aproveitar?”


Evite:

    • Textões longos que parecem e-mails como este aqui;

    • Mensagens genéricas e frias;

    • Mensagens com links (a URL é entregue desativada e só ativa se o cliente “aceitar” a mensagem, portanto não é bem-visto);

    • Comunicação unilateral sem espaço para diálogo;

    • Chamadas genéricas sem conexão com o usuário.

Na Message, ajudamos empresas a otimizar suas estratégias de comunicação para que gerem mais conversões e construam relacionamentos duradouros com seus clientes.

Quer melhorar a performance da sua comunicação no WhatsApp? Vamos conversar!

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